
NASA prepara retorno histórico de astronautas da EEI após longos meses de espera
NASA e SpaceX lançam nova tripulação à Estação Espacial para permitir retorno de astronautas retidos
15 de março de 2025 – VOA Português
Na última sexta-feira, a NASA e a SpaceX realizaram o lançamento de uma nova tripulação com destino à Estação Espacial Internacional (EEI), abrindo caminho para o retorno de dois astronautas americanos que permanecem a bordo há nove meses.
O foguete Falcon 9, da SpaceX, decolou às 19h03 (horário da Costa Leste dos EUA), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A bordo estavam os membros da missão Crew-10: Anne McClain e Nichole Ayers (NASA), Takuya Onishi (Japão) e Kirill Peskov (Rússia), que integrarão uma missão de seis meses na estação como parte da rotação regular de tripulações.
A chegada da cápsula Dragon à EEI está prevista para ocorrer por volta das 23h30 deste sábado (horário local).
Com a chegada da nova equipe, será possível iniciar o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da NASA, que estavam originalmente programados para passar apenas 10 dias na estação, mas permaneceram por nove meses após problemas técnicos em sua nave de retorno.
O retorno à Terra contará também com o astronauta Nick Hague (NASA) e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov (Rússia). A decolagem da cápsula com os quatro astronautas está prevista para a próxima quarta-feira, permitindo uma breve sobreposição entre as equipes para a realização de protocolos de transição.
A nave espacial originalmente destinada a trazer Wilmore e Williams de volta apresentou falhas mecânicas e precisou retornar à Terra vazia. Desde então, uma série de atrasos técnicos dificultou o envio de uma nova cápsula de retorno.