
Autoridades continuam buscas por possíveis vítimas na mina de Damghan
Fuga de gás em mina de carvão no Irão provoca a morte de sete trabalhadores
Uma fuga de gás numa mina de carvão situada na província de Semnan, a cerca de 300 quilómetros a leste da capital iraniana, Teerão, provocou a morte de sete mineiros.
O incidente ocorreu na cidade de Damghan e foi confirmado pela agência de notícias iraniana Mehr, que informou que as causas da fuga de gás ainda estão a ser investigadas.
De acordo com as autoridades locais, os corpos das sete vítimas já foram retirados do local, mas as operações de busca continuam, uma vez que existe a possibilidade de outros trabalhadores estarem ainda presos no interior da mina. Alguns órgãos de comunicação social adiantam que a fuga poderá ter sido provocada por monóxido de carbono — um gás extremamente tóxico e letal em ambientes fechados.
Os acidentes em minas de carvão são frequentes no Irão, um país com grandes reservas deste recurso, estimadas em cerca de 1,5 mil milhões de toneladas. Em 2023, uma explosão numa mina da mesma região de Damghan resultou na morte de seis trabalhadores. Já em setembro de 2024, uma outra explosão numa mina na cidade de Tabas, a cerca de 540 quilómetros de Teerão, causou mais de 50 mortos e deixou pelo menos 20 feridos.
O acidente mais grave dos últimos anos aconteceu em 2017, em Azad Shahr, quando 43 mineiros perderam a vida, gerando protestos da população e reforçando os apelos por melhores condições de segurança nas explorações mineiras do país