
João Matlombe, Ministro dos Transportes e Logística, demonstrou firmeza e determinação em sua abordagem à gestão do setor. Durante sua primeira visita ao Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) em Maputo, no dia 17 de março, ele não poupou palavras para expressar suas expectativas em relação ao processo de emissão de cartas de condução.
Matlombe exigiu que os responsáveis do INATRO agilizassem a emissão e entrega das cartas de condução, estipulando um prazo de sete dias para que fossem entregues cinco mil documentos que estavam retidos, devido a problemas no sistema de impressão. O ministro também ordenou a substituição do atual sistema de impressão utilizado para as cartas de condução.
“Analisamos os serviços prestados aos cidadãos, especialmente no que se refere à emissão de cartas de condução, e pedimos ao INATRO que melhore a qualidade dos serviços. Nos próximos dias, o foco será garantir que os cerca de 5 mil pedidos pendentes sejam atendidos e que as cartas sejam impressas e entregues em todo o país nos próximos sete dias”, afirmou Matlombe, acrescentando que “não podemos continuar a ter cidadãos aguardando por longos períodos pela entrega de suas cartas de condução, como tem ocorrido”.
Desde sua nomeação pelo então Ministro Daniel Chapo, esta não é a primeira vez que Matlombe se manifesta em relação ao INATRO. Em fevereiro, o ministro anunciou uma redução nos custos para obtenção da carta de condução no país, afirmando que muitos cidadãos enfrentam dificuldades financeiras para adquirir o documento. Como parte de sua estratégia, ele orientou o INATRO a adotar a digitalização das cartas, a fim de reduzir custos com impressão.